quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dissertação em forma de conversa #2: A Filosofia e a opinião

Fábio diz:
mx n precisei de ter pr dar esta opiniao
Fábio diz:
e cm eu n tive filosofia tu n levas a minha opiniao em conta n é??
Fábio diz:
pk ta mal argumentada
Fábio diz:
lol
Composta diz:
n
Composta diz:
oh tu tiveste filosofia
Composta diz:
só n aprendeste nd c isso
Composta diz:
:P
Composta diz:
lol
Fábio diz:
eu n tive
Fábio diz:
akilo n me ensinou nd
Composta diz:
n, por exemplo
Composta diz:
pois é isso
Composta diz:
mas devia ter ensinado

Fábio diz:
devia ter ensinado a pensar

Composta diz:
a ideia da filosofia é guiar-te na arte do pensar
Composta diz:
lol
Composta diz:
n é bem ensinar a pensar
Fábio diz:
mx n é issso k eles fazem
Composta diz:
tu n estás a perceber o q eu quis dizer c isso
Fábio diz:
eles dao nos obras e temos k ler akilo e tar de acordo com akilo
Composta diz:
é mostrar-te q tens q pensar por ti próprio e introduzir conceitos sobre os quais já existem teorias
Composta diz:
e é isso q tu tb aprendes
Composta diz:
mas n é só
Composta diz:
pq eu n sei como foi contigo
Fábio diz:
ta bem...
Composta diz:
mas eu dei mt pouco autores
Composta diz:
eu sei q havia turmas q davam só autores
Composta diz:
eu nao
Composta diz:
eu falei de varios temas
Composta diz:
e ao falar deles
Fábio diz:
mx tal cm eles fizeram teorias sobre um assunto eu posso fazer aminha
Composta diz:
falou-se em perspectivas de varios autores
Composta diz:
e pensadores e filosofos
Fábio diz:
mx n é aceite
Composta diz:
e isso nós temos q saber pra termos de onde partir no pensamento sobre um tema
Fábio diz:
eles n sabem se aminha ta mais correcta ou menos do q a deles

Composta diz:
LOL
Composta diz:
e tu tens a experiencia deles?
Composta diz:
queres comparar?
Fábio diz:
eu posso n ter
Composta diz:
a deles é aceite por algum motivo
Composta diz:
senão ninguém dava ouvidos
Fábio diz:
mx tal como a filosofia diz temos k saber oucir a opiniao dos outrso
Fábio diz:
e eles nunca levam isso em conta

Composta diz:
mas tb n t estou a tirar o valor. até podes ser, e tb podes vir a ser mt reconhecido
Composta diz:
mas partiste das ideias deles pra formar as tuas
Composta diz:
disso n tenhas a menor duvida

Fábio diz:
e alem do mais a expericencia deles nisto pode n valer de nada
Composta diz:
claro q levam
Composta diz:
é isso q tu dizes q t obrigam a fazer
Composta diz:
tu é q só estás a dar valor à tua opinião
Composta diz:
n é o contrario

Fábio diz:
nao é isso k eu tou a dizer
Composta diz:
já agora vamos andar a discutir o sexo dos anjos. a experiencia deles tem o valor q tem. só tem q servir pra te ajudar mais nada

Fábio diz:
sorry...
Fábio diz:
ja me perdi..
Fábio diz:
tao aki a falar comigo ao lado!!
Fábio diz:
lol

Fábio diz:
eu dou valor a opiniao deles
Fábio diz:
mx n tenho k seguir a msm opiniao deles
Fábio diz:
naquilo k sei ou penso saber n sou obrigado a ir atras deles
Fábio diz:
dou a minha opiniao, e os profs zau cortam td
Composta diz:
e n tens. ninguem te diz q tens. tu so usas a opiniao deles pra formar a tua, seja ela a favor ou contra é completamente indiferente...
Composta diz:
pq n é isso q eles querem q tu faças
Composta diz:
primeiro tens q saber a teoria
Composta diz:
depois desenvolves
Composta diz:
se fosse em ciencia era c experiencia
Composta diz:
em filosofia é a pensar e a dissertar e a sei lá mais o quê
Composta diz:
lol

...

Composta diz:
n é nd
Composta diz:
estás a exagerar
Composta diz:
eu acho q n estás a perceber o objectivo de ter aquela disc
Composta diz:
é como ter outra qualquer
Composta diz:
é pra desenvolvimento de raciocinio
Composta diz:
e como outra qlq
Composta diz:
tens q te basear em teorias
Composta diz:
depois se quiseres formar as tuas
Composta diz:
optimo
Composta diz:
maravila
Composta diz:
maravilha
Composta diz:
mas tens q saber a teoria primeiro
Fábio diz:
n nesserariamente
Fábio diz:
os k escreveram as primeras teorias nunca ouviram falar desse assunto
Fábio diz:
e mais escerveram e opinaram sobre isso
Fábio diz:
por isso ninguem precisa de ler pr dizer as suas teorias
Fábio diz:
é a minha opiniao!!!
Fábio diz:
lo
Fábio diz:
lol
Fábio diz:
se n so as pessoas cultas é k podiam ter opinioes
Fábio diz:
era lindo!!
Composta diz:
claro q falaram c outras pessoas sobre o assunto!!
Composta diz:
uma das máximas da filosofia é esta frase
Composta diz:
na discussão é q s encontra a luz
Fábio diz:
sim, mx nem sempre
Composta diz:
e é de um desses filósofos e matemáticos e sábios em mt coisa de há centenas de anos atrás q tu dizes q nunca tinham estudado nd disto antes
Fábio diz:
o resultado ta a vista!!!
Fábio diz:
lol
Composta diz:
mas alguém tem q ser o primeiro
Composta diz:
só n s encontra quando a discussão n tem sentido nenhum
Composta diz:
esta está a ter, penso eu
Composta diz:
alguém tem q começar e abrir caminho
Composta diz:
e lá pq eles n tiveram as bases q nós temos n quer dizer q saibam mais ou menos
Composta diz:
partiram de outros principios, nós temos a sorte de ter mais informaç
Composta diz:
ao disponivel
Composta diz:
e poder aproveita-la melhor
Composta diz:
só isso
Composta diz:
ele tb n tinha a nossa idade quando chegou as conclusoes brilhantes com certeza
Composta diz:
e o facto de nós termos filosofia no 10º ano
Composta diz:
e termos a quantidade de informaçao q temos
Composta diz:
é uma sorte
Fábio diz:
é verdade, se temos a oportunidade de ter outras bases de conhecimento temos k as aproveitar
Fábio diz:
isso tem k se ter..
Fábio diz:
mx n é preciso andar a ler Kant e Platao , etc...
Fábio diz:
pr k possamos ter ideias, pensar e dar opiniao
Composta diz:
mas a cultura está em mts temas, uns são mais cultos nuns temas, outros noutros temas. e as pessoas q sao cultas em mts temas sao normalmente as pessoas 'cultas' por excelencia.. têm alguma vantagem mas n têm sempre razão claro
Composta diz:
mas as opinioes n se tratam só de ter razao
Fábio diz:
calro k nao







parece que ficou 'cada um com a sua' na mesma...

0 Things you have to say about it: