sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro de 2001

Os primeiros cinco minutos de emissão da CNN sobre os atentados:




Estava eu há oito anos atrás a sentar-me na cozinha, a ligar a televisão e a aperceber-me que em todos os canais estava a dar a mesma coisa quando se vê o segundo avião a encontrar a segunda torre. Parecia um filme. Ainda hoje parece surreal. Para quem não perdeu ninguém lá, claro, esses devem ter o dia bem presente e bem real.

Com ou sem teorias da conspiração, milhares de pessoas morreram e hoje temos que lembrar que já existiram (e já não existem) duas torres gémeas, que eram as maiores do mundo, em Manhattan, e que não podemos tomar como garantido aquilo que temos, nem a nossa segurança... Enfim. Já houve uma guerra por causa disso cuja validade me parece que ainda hoje ninguém sabe avaliar.

Hoje parte do mundo está outra vez de luto. Prayers for those who are gone.


«Faz esta sexta-feira oito anos desde que um grupo de terroristas sequestrou quatro aviões comerciais, fazendo-os embater contra duas torres do World Trade Center, que acabaram por ruir, e contra o Pentágono. O quatro acabou por se despenhar em Somerset County, na Pensilvânia, mas as autoridades acreditam que o seu alvo seria o Capitólio.

Enquanto o prometido Museu Memorial do 11 de Setembro tem inauguração marcada para 2012, as cerimónias desta sexta-feira visam lembrar os atentados e homenagear as 2751 pessoas que seguiam a bordo dos voos 11 da American Airlines e 175 da United Airlines, os dois que embateram nas torres gémeas de Nova Iorque. As cerimónias incluem a leitura dos nomes das vítimas e vários minutos de silêncio nas horas precisas dos embates dos aparelhos e do colapso dos edifícios.» Visão.pt

0 Things you have to say about it: