segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Lomografia


10 regras de ouro da lomografia



São Regras, são de ouro e fundamentais. É um conjunto de ideias que funcionam como manual de conduta, para seguir à risca sem qualquer desvio... ou não! A lomografia é mais que tudo isto, a vida não de desenha por manuais, instruções ou códigos de ética. A lomografia partilha da vida o mesmo designio: liberdade para pensar, fazer, partilhar, exprimir, ir, respirar e acima de tudo... ser!




regra #01leva a tua máquina onde quer que vás: na cama, no metro, numa avioneta ou na lavandaria: agarra a tua máquina e tudo à tua volta vai vibrar de energia! Prepara-te; mantém a máquina à mão e pronta para entrar em acção em todo o lado e a todo o momento.


regra #02usa-a a qualquer hora - dia ou noitecada segundo tem uma personalidade única de luz, cor, obscuridade, profundidade... a tua vida não vai esperar pela tua máquina, pelas suas regras ou tudo o que a envolve; dispara e ... ou conseguiste capturar a situação como ela é, ou não.


regra #03a lomografia não interfere com a tua vida, torna-se parte dela! A lomografia não interrompe o curso da tua vida, é apenas uma parte integral e significativa dela; tal e qual como falar, andar, dormir, comer, pensar, beber rir e amar; a lomografia é um sinal evidente de que estás vivo.


regra #04tenta o ângulo do acaso: é tão simples quanto invulgar - não necessitas de olhar pelo visor para tirar uma boa fotografia, pelo contrário: liberta-te na escolha de perspectivas; braço no ar, em frente ou por trás das costas; sem limites - só experiência aliada ao acaso.


regra #05aborda de perto os objectos do teu desejo lomográfico: aproxima-te - e dispara - pelo pulso olhando bem nos olhos, completamente frontal, em grande plano, e precisamente aquilo que te interessa; a rir enquanto o fazes, sentindo-te bem, para que toda a gente saiba que a lomografia é a mais óbvia e natural das coisas.


regra #06não penses: põe a cabeça numa banheira com água gelada, suspende a respiração, conta até 100 e deixa que os teus problemas se dissolvam; depois, sacode a cabeça e com ela firmemente sobre os ombros agarra a máquina e enfrenta o mundo; começa a fotografar, vive-o e diverte-te.


regra #07sê rápido: um centésimo de segundo faz a diferença entre a lomografia e a não-lomografia; não desperdices tempo com preparativos, ajustes, delongas; as primeiras impressões são únicas, confia em ti.


regra #08não precisas de saber antes o que fotografaste... dá uma oportunidade ao acaso na lomografia; diverte-te com o teu novo modo de vida e as suas ocorrências fortuitas; não vivas para a lomografia, ela vive para ti! A lomografia só funciona se o teu objecto de concentração for a celebração da vida.


regra #09...nem depois... uau, que aspecto fantástico! o que é isso? sou eu?... o teu cérebro corre a velocidades improváveis, a tua memória rodopia, a tua história desmorona-se; não precisas de saber exactamente o que está no negativo, nem sequer depois; lê entre lomografias!


regra #10não te preocupes com quaisquer regras! esquece as 10 regras de ouro - descobre a tua própria lomografia, deixa-te absorver pelo que está a acontecer; faz o que queres, mas fá-lo agora!





Afinal eu não sou maluca! lol

0 Things you have to say about it: